Por Jean Carlos

Quanto tempo você fica nas redes sociais? Você tem ideia de quantas empresas você se depara todos os dias na internet? Nesse artigo, você saberá a importância de ter canais digitais para o Marketing da sua empresa!

Segundo a American Marketing Association (AMA), Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Existe uma ferramenta melhor do que a internet para isso? Veja por que a resposta é não. 

Aqui, você aprenderá:

  • Parece clichê, mas… Quem é visto, é lembrado!
  • Comunicação direta por meio dos canais digitais!
  • Canais digitais oferecem muita conexão!
  • Mensuração de Resultados
  • Tráfego pago: um impulso adicional!
  • E-commerce: uma excelente oportunidade!

Parece clichê, mas… Quem é visto, é lembrado!

Se você tem um negócio, você quer que seja notável para o público, certo? Pois bem, 3,2 bilhões de pessoas usam ao menos uma rede social, isto é, cerca de 42% da população mundial.

Portanto, não existe uma vitrine melhor do que usar bem essas plataformas digitais para divulgação da sua marca. Em média, as pessoas gastam 150 minutos do seu dia nas redes sociais e, intrinsecamente, consomem uma enorme quantidade de conteúdos idealizados por empresas.

Sendo assim, os usuários são influenciados na hora da decisão de compra, um ponto que vamos mostrar mais para frente nesse artigo.

Comunicação direta por meio dos canais digitais!

As plataformas digitais são a forma mais rápida de interação entre pessoas distantes fisicamente, basta rever o que você fez hoje.

Aplicativos de mensagens, por exemplo, podem ser instalados em diversos tipos de dispositivo eletrônico, principalmente o smartphone, que não sai de suas mãos, fazendo com que seus leads tenham a chance de se comunicar rapidamente com sua empresa, rompendo barreiras e desburocratizando processos. 

Na maioria destes canais, é possível segmentar seu público e atingi-lo diretamente, ainda que nunca tenha visto estas pessoas presencialmente, possibilitando a captação de leads qualificados. 

Canais digitais oferecem muita conexão!

Sem dúvida, as plataformas digitais são a melhor forma de atrair clientes atualmente. Porém, o marketing de conteúdo de qualidade é uma estratégia essencial para conquistar seu público. 

Se uma empresa produz conteúdos de valor agregado pelos seu público-alvo sobre temas relacionados ao seu produto ou serviço que presta, de forma assertiva e criativa, obtém credibilidade no mercado. Portanto, a produção de conteúdo na web, além de otimizar sites e divulgar conteúdos, também proporciona visibilidade à empresa.

Quer fazer com que seus clientes escolham você? Ofereça algo de valor em troca. Existem diversas formas de produzir conteúdo. Entre elas estão: vídeos, stories, fotos, ilustrações, e-books e entre outros.

Além disso, o importante é fazer com que seu lead se sinta conectado com a sua marca e seja transformado por ela através destes conteúdos e, para isso, é preciso entender sobre as etapas do funil de vendas, para aumentar a assertividade das suas estratégias de marketing de conteúdo.

Tudo isso fará uma grande diferença na percepção de sua marca, aumentando as chances dela escolhida na hora da decisão de compra dos usuários. 

Mensuração de Resultados

Como você sabe que suas estratégias de marketing trazem retorno? 

Mensuração de resultados nada mais é do que uma ação organizada pelas organizações para medir o desempenho das estratégias que estão sendo executadas, de acordo com as metas definidas e objetivos alcançados. Nas área de Marketing, é um passo fundamental para identificar quais ações trazem os melhores resultados.

As plataformas digitais geralmente entregam esses dados de uma forma transparente. Aliás, quem nunca foi dar uma olhadinha no número de seguidores do Instagram, não é mesmo? Esse é um exemplo claro de como os resultados podem ser mensurados nestas plataformas.

Se aprofundando mais nesse tópico, é possível fazer análises de resultado com base em testes de estratégias, realizando testes de tipos de anúncios, temas conteúdos, cta’s (chamadas para ação, em português), etc.

Quem entrou na sua página? Por quanto tempo permaneceu no seu perfil? Daqueles que entraram, quantos fizeram comentários? Quais posts e conteúdos despertaram interesse nos seus produtos/serviços? Todas essas informações são fundamentais para o marketing da sua empresa! 

Tráfego pago: um impulso adicional!

O número de visitantes na sua página na internet é chamado de tráfego e é extremamente importante para que o seu negócio comece a se direcionar no caminho do sucesso nas plataformas digitais.

Desse modo, é essencial que haja visitas para conseguir a atenção do usuário e, consequentemente, aumentar o engajamento, gerar leads e, posteriormente, convertê-los em clientes. 

Além do tráfego orgânico citado anteriormente, há o tráfego pago, no qual é possível pagar pelos anúncios e, consequentemente, aumentar o tráfego da sua página, dependendo do investimento feito. Esses anúncios podem ser segmentados das mais diversas formas para que você alcance o público e os resultados que deseja.

O tráfego pago gera resultados expressivos e imediatos e, acredite, você não precisa investir tanto dinheiro como deve estar pensando. No Instagram, por exemplo, é possível começar com um investimento de valor muito baixo, permitindo criar anúncios, seja em fotos, vídeos, Feed ou até mesmo Stories, fazendo uma segmentação do público detalhada por 4 ou 5 reais por dia.

E-commerce: uma excelente oportunidade

As vendas realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones, estão crescendo de forma progressiva. Essa é uma realidade que afetou quase todos os nichos do mercado, principalmente, os setores alimentício, vestuário e eletrônico. 

Uma pesquisa da Ebit|Nielsen, revela que e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta em 20 anos, faturando 38,8 bilhões de reais.

Se você deseja se tornar um empreendedor de sucesso no mercado, já deve ter pensado em investir em e-commerce antes mesmo de começar o seu negócio. O próprio Instagram, por exemplo, é uma rede social super popular e intuitiva em seu manuseio, que tem sido um excelente canal de vendas na internet. 

BÔNUS : engaje não só o marketing, mas todo o seu time!

Ao longo deste artigo, é perceptível que ter canais digitais é importantíssimo para o marketing de uma empresa, quase que unanimemente. Porém, para que os resultados almejados sejam alcançados, é necessário mais do que um social media publicando posts nas redes. Faça com que sua equipe comercial, designers e criadores de conteúdo também entendam a necessidade e os objetivos destes canais.

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