Está com dificuldades de posicionar a sua empresa e seus produtos ou serviços no mercado? Não se preocupe! Existem quatro elementos essenciais para criar estratégias de marketing bem sucedidas, mais conhecidos como os 4 P’s do Marketing.

Nesse artigo, você entenderá:

  • Quais são os 4 P’s do Marketing?
  • Como aplicar os 4 P’s do Marketing?

Quais são os 4 P’s do Marketing?

Também conhecidos como Mix do Marketing, os 4 P’s são conceitos difundidos por Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing, e se referem aos seguintes elementos:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Esses pontos são extremamente importantes para construir estratégias bem direcionadas para o público-alvo e, consequentemente, aumentar as vendas da sua empresa.

E, agora? Como podemos utilizar esses fatores na prática?

Como aplicar os 4 P’s do Marketing?

Produto

O produto é a parte central de qualquer negócio, é aquilo que a sua marca tem a oferecer para o mercado. Dessa forma, é importante pensar em todos os aspectos que constituem o produto e analisar sua viabilidade no mercado.

As principais características do produto que você precisa se observar são:

  • Forma
  • Design
  • Embalagem
  • Ciclo de vida e validade
  • Qualidade
  • Linhas de produto

Além disso, para entender se o seu produto atende as necessidades dos clientes e do mercado, o gestor pode se perguntar:

  • Qual público-alvo teria interesse em comprar meu produto?
  • Quais desejos e necessidades meu produto satisfaz?
  • Quais problemas meu produto soluciona?
  • O produto tem qualidade para o meu cliente?
  • Qual o diferencial do meu produto em relação a concorrência?
  • Como podemos melhorar nosso produto?
  • Que novidades meu produto pode ter para se destacar no mercado?

É importante ressaltar que para chegar no produto ideal é preciso testá-lo constantemente e corrigir os pontos fracos que forem observados.

Para conseguir as respostas sobre o seu produto, é preciso conhecer bem o seu público e realizar pesquisas de satisfação. Dessa forma, vale ressaltar que é importante o empreendedor estar sempre disposto a aprimorar e inovar o seu produto de acordo com as exigências do mercado.

Atençã0! Esse P do Marketing tem o nome produto, mas também pode ser aplicado para serviços!

Preço 

Precificar bem o seu produto é essencial para que o seu negócio tenha sucesso não é mesmo?

Afinal, um preço muito baixo pode ser arriscado para a saúde financeira da empresa, visto que pode causar a falta de caixa para pagar as obrigações. Por outro lado, um preço muito elevado, discrepante com a realidade do mercado, pode afastar os consumidores, pois podem encontrar produtos semelhantes mais baratos.

Mas quando se pensa em fixar um preço, o que muitos empreendedores pensam são os cálculos dos custos financeiros e operacionais, os investimentos em matéria-prima e a margem de lucro desejada para a empresa.

Sem dúvida, tudo isso é essencial, porém existem outros aspectos que também precisam ser ponderados, como:

  • Quais as formas de pagamento aceitas pela empresa?
  • Quais são as políticas de desconto?
  • Qual o preço de mercado do produto? Qual o preço cobrado pela concorrência?
  • O que o produto agrega de valor para o cliente? Há algum diferencial?

Talvez o aspecto mais importante em relação ao preço é entender qual é o valor agregado que seu produto traz para o seu cliente. Algumas marcas são capazes de criar valor sobre seus produtos ou serviços ao ponto de cobrar um preço mais alto que a concorrência, pois os clientes estão dispostos a pagar mais pela experiência de adquirir o produto. 

Apple é o exemplo perfeito disso. A empresa chega a ter uma margem de lucro de mais de 60% em determinados produtos e, mesmo assim, mantém um número de consumidores fiéis. Além disso, é uma das marcas mais desejadas do mundo, ou seja, muitas pessoas que não têm condições de comprar da Apple ainda, irão comprar assim que tiverem oportunidade no futuro. Isso ocorre devido ao posicionamento da marca e o valor intangível que o produto possui, visto que trazem a sensação de status aos clientes.

Praça

A praça é o ponto de venda, ou seja, a localização da sua loja e o ambiente que os clientes irão para comprar o seu produto. Nesse P, é preciso ser estratégico para facilitar o acesso dos clientes para realizar a compra.

No caso das lojas físicas, podemos analisar os seguintes fatores:

  • A localização é acessível para o público alvo?
  • Onde os concorrentes estão localizados?
  • O ambiente da loja é agradável para os clientes?
  • A climatização e organização da loja são adequadas para o atendimento?
  • O local oferece uma experiência de atendimento cativante para os clientes?
  • Caso tenha mais de uma loja, seus pontos de venda estão estrategicamente posicionados?
  • Quais os canais de distribuição?

Com o surgimento da internet, a praça também cresceu no ambiente digital. Nos dias atuais, comprar produtos pela internet se tornou mais comum do que nunca. Dessa forma, plataformas como sites, aplicativos ou redes sociais podem ser considerados praça.

No meio digital, a praça precisa ser estratégica e observar os seguintes elementos:

  • O design e aparência da praça digital apresenta a identidade visual da empresa?
  • Os recursos do site são organizados e transparentes para realizar o atendimento ao cliente?
  • O atendimento é ágil e agradável para o cliente?
  • Qual a logística de distribuição dos produtos?
  • A empresa realiza as entregas dentro do prazo?
  • Onde será o estoque dos produtos?
  • Quais as formas de pagamento que a empresa oferece?

Ademais, é imprescindível que a praça do seu negócio seja a mesma praça do seu cliente. Ou seja, você precisa ter conhecimento sobre os gostos e os comportamentos do seu cliente para oferecer a melhor experiência de compra possível.  

Amazon, a marca mais valiosa do mundo, é destaque em oferecer a melhor experiência ao cliente. Com canais de distribuição estratégicos e preocupada com o atendimento ao cliente, é capaz de realizar entregas de produtos rápidas e pontuais no mundo inteiro.

Promoção

Muitas pessoas associam promoção a expressões como “Promoção relâmpago: tudo pela metade do preço”. Porém, isso se trata de uma oferta ou desconto.

Porém, esse P do Marketing se refere ao posicionamento e a divulgação de um produto no mercado. Desse modo, a promoção busca por estratégias que estimulem a demanda pelo produto no mercado.

Existem vários meios possíveis para se divulgar um produto no mercado, mas é importante ressaltar que o melhor formato vai depender do tipo de publicidade que o seu público-alvo está acostumado a consumir. Como exemplo, podemos citar as redes sociais, anúncios na internet, outdoor, propaganda em TV e venda direta como alguns meios de divulgação mais utilizados.

O empreendedor que busca trazer as melhores estratégias de promoção também precisa ter ciência dos seguintes aspectos:

  • Qual o melhor período para divulgar seus produtos?
  • Que tipo de linguagem devo utilizar na promoção para ter uma conexão maior com meu público?
  • Como os concorrentes estão promovendo seus produtos?
  • Quais os canais de comunicação seu público mais utiliza?

Certamente, a linguagem utilizada nas campanhas publicitárias de uma marca vão mostrar para o público quais são os valores e diferencias da marca e por que vale a pena comprar dela.

Uma empresa que é referência em posicionamento de marca e promoção é a Natura. A gigante brasileira de cosméticos explora o marketing de várias formas. Através do marketing boca-a-boca, os consultores que representam a marca e realizam suas vendas diretas compartilham a história e missão da empresa aos clientes, criando uma conexão. Além disso, as suas campanhas publicitárias veiculadas na grande mídia destacam o posicionamento da marca em prol da sustentabilidade e da diversidade, deixando visível os valores da empresa para os consumidores e o mercado como um todo.

Conclusão

Por fim, esses são os 4 elementos essenciais do marketing responsáveis pelo posicionamento de marca e diferenciação da empresa no mercado. Caso a sua empresa apresente dificuldades de identificar os 4 P’s do Marketing, é recomendável buscar por um serviço de Plano de Marketing que traçará as estratégias cruciais para o sucesso do seu negócio.

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